Blog
Como reduzir a conta de luz pela metade
O consumo alto de luz é um problema que assola os brasileiros durante todo o ano, seja nos períodos mais quentes, com o uso de aparelhos de ar condicionado; seja nos períodos de temperaturas baixas, quando banhos quentes prolongados são mais frequentes.
Porém, existem algumas dicas de como economizar energia elétrica a serem seguidas para que você consiga reduzir a conta de luz e não tenha surpresas no final do mês.
Veja abaixo quais são elas e confira também um sistema simples e comprovado para reduzir a sua conta de luz em até 95%.
Por que a conta de luz vem aumentando tanto?
A maior parte da produção de energia elétrica no Brasil é proveniente de hidrelétricas, que sofrem com os períodos de seca cada vez mais frequentes e severos em nosso país.
Nesses momentos, a única opção para o governo conseguir suprir a demanda por energia do país é acionar o parque de termelétricas, que são mais caras e elevam os custos do setor elétrico.
Desde 2015, esses custos extras são repassados aos consumidores através do sistema de bandeiras tarifárias, que trazem valores adicionais na conta de luz para todos os consumidores cativos.
Sendo assim, dentro de um reajuste estimado de 19% no valor das contas de luz no país para 2022, 12% são em razão das secas, que geram um aumento no custo da produção da energia comercializada repassado pelo sistema de bandeira tarifária.
O problema é que isso não para por aí. Para compensar um déficit que em setembro de 2021 já era de R$ 9,87 bilhões, algumas regiões do país podem sofrer um aumento de até 30% no valor das contas.
Apesar de já em alta, essas previsões ainda podem estar abaixo do esperado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que previu um aumento de até 21,04% nas contas de 2022, enquanto, em 2021, o reajuste total chegou a apenas 7%.
10 formas de como reduzir a conta de luz (como economizar energia elétrica)
1. Instalar cortinas
Instalar cortinas é uma forma muito simples e eficiente de reduzir o consumo de energia e, consequentemente, diminuir o valor da conta de luz. As cortinas servem como uma barreira para o sol e ajudam a manter os cômodos mais frios, evitando a instalação de ares-condicionados.
2. Instalar sistema de aquecimento solar
Se você ainda utiliza o chuveiro elétrico, saiba que essa é a forma menos eficiente de se obter água quente, pois esse eletrodoméstico consome muita energia, sendo mais favorável instalar um sistema de aquecimento solar ou aquecedor a gás, que auxiliam na redução do valor da conta de luz.
3. Substituir lâmpadas convencionais por LED
O LED é uma excelente alternativa para a redução da conta de luz. Em média, é possível economizar de 70% a 90% no gasto com iluminação ao fazer a substituição por lâmpadas de LED. Além disso, o LED não esquenta e contribui para que a residência se mantenha em uma temperatura mais fresca.
4. Adquirir ar-condicionado inverter
O ar-condicionado com sistema inverter ajuda a diminuir a conta de luz pois economiza até 40% no consumo em comparação com um ar-condicionado tradicional, além de ser mais silencioso.
5. Tirar aparelhos da tomada
Uma das formas mais práticas de economizar energia e reduzir o valor da conta de luz é tirar aparelhos da tomada enquanto não estão sendo utilizados. Ventiladores, televisores, computadores ou qualquer aparelho que não seja essencial pode ser desconectado da tomada -diferentemente de uma geladeira, que precisa estar conectada à energia de forma ininterrupta.
6. Reduzir tempo no banho
O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia, por isso, além de reduzir o tempo no banho, é válido que o usuário evite utilizá-lo em horários de pico, como entre 18h e 21h, e, quando não estiver frio, deixá-lo na opção “verão” para obter uma economia de 30% no consumo.
Faça um orçamento sem compromisso
7. Evitar o consumo em horários de pico
O chamado horário de pico, ou horário de ponta, é o momento do dia (das 18h às 21 horas) em que o consumo de energia no país está mais alto, ou seja, quando mais pessoas estão consumindo energia, fazendo com que ela, segundo a lei da procura e oferta, fique mais cara. Por isso, uma boa dica para reduzir a conta de luz é evitar o consumo desnecessário durante esses horários, como uso do chuveiro elétrico, máquina de lavar, ferro de passar roupas etc.
8. Ajustar temperaturas
Como citado anteriormente, em períodos mais frios ou mais quentes, recomenda-se ajustar a temperatura do chuveiro elétrico e da geladeira para diminuir o valor da conta de luz. Sendo assim, no verão, opte por deixar o chuveiro na posição “verão” para diminuir seu consumo de energia.
9. Adquirir aparelhos com selo Procel
O selo Procel indica que o aparelho eletrodoméstico ou eletrônico possui boa qualidade, obtendo um melhor desempenho quanto ao consumo de energia. Sendo assim, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) estabeleceu selos para determinados aparelhos visando racionalizar a produção e o consumo de energia elétrica e evitar desperdício, minimizando custos e investimentos do setor.
10. Conscientizar os moradores da residência
Muitos problemas em relação ao alto valor da conta de energia podem ser solucionados a partir da conscientização dos moradores. Portanto, algumas atividades podem ser controladas, como o tempo de utilização do chuveiro elétrico, do ar-condicionado e do computador. Logo, o uso desses equipamentos deve ser moderado e até mesmo alterado de acordo com os gastos mensais na conta de luz da residência.
Saiba como reduzir sua conta de luz com energia solar
Agora, se a sua vontade for economizar o máximo possível na conta de luz da sua casa ou empresa, então a solução ideal para você é um gerador de energia solar.
Os sistemas fotovoltaicos, que convertem a luz do sol diretamente em energia elétrica, possibilitam uma redução de até 95% na fatura todo mês.
Isso é possível graças ao sistema de créditos energéticos criados pela Aneel, que permite compensar a energia consumida da rede por aquela produzida pelo painel solar.
Durante o dia, o sistema produz a energia que alimenta o seu imóvel e mais um excedente, que é injetado na rede elétrica e automaticamente convertido em créditos para você.
Ao final de cada mês, esses créditos são automaticamente utilizados para compensar a energia que você consumiu da rede durante a noite, quando o seu painel solar está inoperante.
Dessa forma, é como se você deixasse de consumir a energia da rede, ficando livre dos preços da distribuidora e, ainda, protegido de seus aumentos.
Além disso, quaisquer sobras de créditos continuam válidas por até cinco anos, permitindo que eles sejam usados em meses com menos horas de sol e produção mais baixa do painel solar.